Blogs Favoritos | Soccerlife no Twitter!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Vasco é campeão da Copa do Brasil

Por: Julio Marcellino

Após oito anos de espera, enfim o torcedor vascaíno pôde gritar, "É campeão!". Mesmo com a derrota para o Coritiba que venceu o Vasco por 3 a 2 no Couto Pereira, na frente de sua torcida, o clube carioca colocou mais trofeu inédito em sua galeria de títulos, e além disso, o Gigante da Colina volta a disputar uma Libertadores, fato que não acontecia desde 2001.

O time da casa veio a campo desfalcado. Anderson Aquino, suspenso, não pode jogar. Marcelo Oliveira, então, optou por Marcos Paulo para compor um meio-campo povoado. No 4-5-1, o Coritiba teve Bill no ataque, auxiliado por Davi e Rafinha, que chegavam. O meio foi formado por William, Léo Gago e M. Paulo, mas o time mudou sua formação no decorrer da partida. Leonardo entrou aos 28 da etapa inicial e trouxe o time à sua formação normal: o 4-4-2.

O Vasco entrou com a sua formação-padrão, o 4-4-2. Sem desfalques, o clube cruz-maltino teve, à frente, Alecsandro e Eder Luís, que foi muito bem pelas pontas de ataque. O meio-campo era Rômulo centralizado, E. Costa pela direita e Felipe pela esquerda. Mais próximo dos atacantes, Diego Souza tentou auxiliar os atacantes, mas não foi bem no apoio.

O jogo

O jogo começou tenso. As duas equipes erraram bastante e tiveram dificuldades na marcação. O Coritiba, afobado, tentando acostumar-se com a nova formação do meio-campo, não conseguiu criar nos momentos iniciais da partida. O Vasco, desde os primeiros minutos, manteve uma postura voltada para o contra-ataque, esperando o Coritiba e lançando Eder Luís pela ponta direita.

Foi desse modo que o time carioca abriu o placar. Aos 12 minutos, D. Souza tabelou com Eder Luís pela ponta direita. O atacante, livre, invadiu a área e cruzou rasteiro para a conclusão de Alecsandro. O centroavante, de primeira, marcou o primeiro no Couto Pereira.

O Coxa buscou uma reação. Jonas foi o principal nome, iniciando as jogadas pela direita. Entretanto foi só com a saída de M. Paulo, que não entrou bem na equipe, que o Coritiba realmente melhorou. Leonardo substituiu o volante e mudou em muito a postura do time da casa, tanto que, dois minutos após a sua entrada, o empate aconteceu.

Aos 30, após cruzamento para a área, Jonas escorou de cabeça para o meio. Bill, posicionado entre os zagueiros, cabeceou para o fundo do gol. O Coritiba mostrava a sua força. E não demorou muito para o time do Técnico Marcelo Oliveira virar o confronto. A um minuto do fim do tempo regulamentar, Rafinha recebeu um lançamento longo e chutou em direção ao gol. Prass defendeu, mas deu rebote para Davi, que finalizou para virar o jogo.

O primeiro tempo terminou do mesmo modo que iniciou o segundo: o Coxa dominando, com o Vasco buscando jogadas esporádicas. Porém foi o clube visitante que fez o seu gol.

Aos 13 minutos do segundo tempo, o Vasco empatou o jogo. Eder Luís chutou de longe e, após um desvio na defesa, venceu o goleiro Edson Bastos. O time carioca chegou ao gol em um momento no qual o Coxa era melhor. O gol deu um alívio para o Vasco, mas não durou muito tempo. Aos 21 da etapa final, William acertou um lindo chute de fora da área, sem chances para Prass, que tentou, mas não conseguiu encostar na bola. Na metade do segundo tempo, os donos da casa estavam na frente e só precisavam de um gol para garantir o título.

Após o 3 a 2, o jogo ganhou em dramaticidade. O Coritiba atirou-se ao ataque, colocando em campo todas as suas armas, insistindo desesperadamente com bolas lançadas. O Vasco abdicou de jogar, fechando-se, chutando qualquer bola que aparecesse à frente da área cruz-maltina. A pressão do Coxa foi grande, mas os visitantes resistiram.

O Vasco é o campeão da Copa do Brasil na temporada 2011. O título inédito para os vascaínos garante ao clube uma volta à Libertadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário