Por: Julio Marcellino
O Porto conquistou a Liga Europa após a vitória de 1 a 0 sobre o Braga, na tarde desta quarta-feira, em Dublin. O time comandado por André Villas-Boas manteve a boa fase, superando mais um adversário na competição europeia. O duelo português foi decidido ainda no primeiro tempo, tendo como destaque o artilheiro da competição: Falcão García.
O jogo
O jogo começou com total superioridade do Porto, panorama que se manteve durante toda a primeira etapa. O Braga recuou em seu campo, esperando a chegada do adversário, que parecia em casa na capital irlandesa. Mesmo assim, o melhor momento do Braga no primeiro tempo foi logo aos três minutos, com um chute cruzado de fora da área.
Após esse lance, o controle do jogo foi totalmente azul e branco. O Braga segurou bem as ofensivas do Porto, mas os lances individuais de Guarín e Hulk fizeram a diferença. O meia colombiano foi bastante marcado, porém criou, abastecendo os homens de frente, principalmente o brasileiro e o centroavante García.
O gol do time do Porto saiu em uma jogada de Guarín. Aos 44 minutos do primeiro tempo, após uma grande pressão do Dragão, o meia arrancou pela direita, cortou a marcação e lançou às costas da zaga. O cruzamento encontrou Falcão García, que cabeceou livre para abrir o placar.
Todo o primeiro tempo foi semelhante. Mesmo sem muita qualidade, o Porto teve o controle da partida. O Braga recolheu-se, esperando e segurando o time adversário, que, após pressionar, abriu o placar. Entretanto esse panorama mudou no segundo tempo.
Se, no primeiro tempo, o Braga esperava e partia no contra-ataque, na etapa final, o time pressionou durante praticamente todo o tempo, porém sem muitos resultados. Apesar de várias alterações para tornar o time mais forte no ataque, a equipe de Paciência não ameaçou muito, parando sempre na defesa do Porto.
O Porto, quando comandou o jogo, criou o seu gol em um lance do talentoso Guarín, que foi substituído no segundo tempo. Já o Braga, mesmo superior na etapa derradeira, não conseguiu superar o favorito à conquista.
O Porto, com uma vitória simples, conquistou a Liga Europa, antiga Copa da UEFA, e reafirma-se no cenário europeu. O time azul e branco mostrou seus talentos em uma campanha rica, mas não na final, em que não fez jus ao futebol do time de Villas-Boas. O Porto ainda busca mais um título nesta temporada, o da Copa de Portugal. O melhor time da competição venceu o segundo título de maior importância da Europa.