Blogs Favoritos | Soccerlife no Twitter!

domingo, 22 de maio de 2011

Os campeões europeus de 2011

Por: Julio Marcellino


Borussia Campeão

Após nove anos de jejum, a maior torcida da Alemanha pode comemorar seu sétimo título na Bundesliga. Com uma campanha extraordinária, em especial no primeiro turno, quando a equipe somou 43 pontos dos 51 disputados, o Borussia fez a alegria de sua grande torcida, a "Muralha Amarela", com cinco rodadas de antecipação.

Grande parte dessa conquista se deve ao grande time formado pelo clube, liderado pelos jovens Sahin, Kagawa, Gotze e o artilheiro Lucas Barrios.


Porto Campeão

Uma temporada azul e branca. Um título indiscutível. O Porto foi perfeito em sua conquista do Campeonato Português terminando o torneio de maneira invicta, com 26 vitórias em 29 jogos, e com um gostinho da "cereja", já que confirmou o triunfo justamente contra o principal rival, Benfica, no estádio da Luz. Foi o vigésimo quinto título nacional dos portistas.

O destaque vai para o trio sul-americano formardo por Guarín, Falcão e Hulk. Ambos foram responsáveis dessa devastadora campanha do Dragão. O brasileiro Hulk ainda se firmou como artilheiro da competição com 23 gols.


Milan Campeão

Após seis campeonatos, o Milan enfim desbancou seu maior rival e levou o Scudetto, conquistando seu 18º título no Campeonato Italiano.

Inevitável não falar da importante presença dos brasileiros no time, Thiago Silva um dos grandes zagueiros da competição, ajudou ao rubro-negro a ficar com a defesa menos vazada, já Pato foi o artilheiro do time, ao lado de Ibra, com 14 gols.



Barcelona Campeão

Soberano. Essa é a palavra que defini o Barça no Campeonato Espanhol. Considerado o melhor time do mundo e dos últimos anos, o time catalão realizou uma campanha fantástica, superando seu maior rival, Real Madrid, e conquistando seu 21º título nacional. Nome do time, mais uma vez, Lionel Messi manteve sua classe dentro de campo, com mais uma temporada perfeita, juntamente com seus companheiros Xavi, Iniesta e David Villa.

O Barça terminou a "La Liga" com 96 pontos, quatro a mais que o rival madrilheno.



Manchester United Campeão

Novamente o ano dos "Red Devils". Nos últimos quatro anos, o Manchester faturou três campeonatos e nesse ano confirmou seu favoritismo, e faturou mais um. Com um plantel equilibrado, o United não precisou montar um time galáctico para conquistar seu 19º título nacional, ultrapassando seu grande rival Liverpool em número de conquistas, assegurando assim sua hegemonia no país.

Grande revelação, o mexicano "Chicharito" Hernadez, foi um dos destaques do campeonato, deixando no banco o artilheiro da Premier League, o búlgaro Berbatov com 21 gols. Além do mexicano, os laterais brasileiros Fábio e Rafael fizeram uma excelente temporada, juntamente com o experiente Gigs e o ídolo Wayne Rooney.


Lille Campeão

Após um longo jejum, o Lille voltou a conquistar o Campeonato Francês. Bastava um empate nas duas últimas rodadas, e com o regulamento debaixo do braço a equipe francesa empatou com o PSG em 2 a 2 e levou o caneco.

Destaque da equipe vai para o artilheiro do campeonato Moussa Sow, que marcou 22 gols.


Ajax Campeão

Foi dramático, mas o Ajax superou o Twente na última rodada e faturou seu 30º título na Liga Holandesa.Com o triunfo, o clube acabou com o jejum de seis anos sem títulos do Campeonato Holandês. A última conquista havia ocorrido na temporada 2003-2004.

Destaque da temporada vai para o treinador, Frank de Boer, que conseguiu montar uma equipe sem estrelas, mas competitiva. Time liderado pelo jovem De Jong, de apenas 22 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário