Neste domingo, a partir das 16h, a Seleção Brasileira inicia sua caminhada na Copa América enfrentando a Venezuela, em La Plata. Confira abaixo os pontos que podem ser decisivos para a definição do primeiro jogo da Seleção.
O comando do chefe Nas últimas entrevistas coletivas de Mano Menezes, o treinador vem batendo na tecla da marcação no campo do adversário. Essa postura agressiva pode ser essencial para que o Brasil tenha um jogo tranquilo neste domingo.
A Seleção vem mostrando sinais de estar assimilando a mensagem de Mano em relação ao "abafa" no campo ofensivo. Há momentos em que o Brasil sufoca o oponente. Falta, porém, fazer isso com mais consistência. Diante da Venezuela, que provavelmente se fechará completamente atrás, pode ser importante retomar a posse de bola perto do gol oponente, fazendo com que a equipe não precise elaborar uma jogada muito trabalhada para criar chances de gol.
Um corredor para Daniel
O movimento de Robinho dá duas armas ao Brasil. O jogador do Milan se aproxima de Ganso e Neymar, dando-lhes mais uma opção de passe perto do lado esquerdo do gramado. Além disso, há a já citada passagem de Daniel pelo corredor deixado quando Robinho sai de sua posição original. A Venezuela joga com duas linhas de quatro, o que geralmente fecha os flancos do gramado para as ações ofensivas. Com Robinho levando o lateral para o centro do gramado, Daniel terá mais liberdade para partir para cima de seu marcador e chegar à linha de fundo.
O mercado europeu continua fervendo para a próxima temporada. A bola da vez vai para o Manchester City que anunciou nesta sexta-feira a contratação do lateral-esquerdo do Arsenal, Clichy. O francês fechou contrato por quatro temporadas com o City, que terá de pagar oito milhões de euros (R$ 18,4 milhões) aos Gunners.
O clube Inglês ainda tenta a contratação do atacante 'Kun' Aguero, do Atlético de Madrid, mas a Juventus estaria disposta a pagar cerca de 35 milhões de euros (R$ 79,2 milhões) e incluir o passe do atacante Amauri.
Ainda na Itália, no Milan especula-se a contratação do meia Nasri. O francês do Arsenal está insatisfeito com a falta de títulos do clube londrino e pode ser o proximo reforço do rubro-negro. A rival Internazionale também tem interesse em tentar contratar o jogador.
O empresário Ernesto Bronzetti voltou atrás em declarações de que o atacante Neymar já teria fechado o negócio com o Real Madrid para assinar por cinco anos, mas diz que ainda acredita que a transferência possa acontecer. Bronzetti, que tem fortes conexões com o clube merengue, havia dito que o negócio estava "praticamente fechado" e que o brasileiro chegaria ao Santiago Bernabeu para fechar o compromisso de cinco anos. Agora, porém, ele admite que as declarações foram apressadas. "Me ligaram de um canal de televisão italiano (Sport Mediaset) e me perguntaram. Eu lhes disse que a única coisa que eu sabia era o que eu tinha lido em um site, que estava praticamente fechado", disse o empresário ao programa SportYou. Especula-se que o Real esteja disposto a pagar 40 milhões de euros pelo jogador, que receberia um salário de cerca de 2 milhões de euros por ano. O jogador, que se prepara para a decisão da Libertadores contra o Peñarol, jogaria por empréstimo pelo Santos por mais seis meses ou até o meio do ano que vem. O Real Madrid foi procurado pela reportagem, mas não comentou a situação.
Após oito anos de espera, enfim o torcedor vascaíno pôde gritar, "É campeão!". Mesmo com a derrota para o Coritiba que venceu o Vasco por 3 a 2 no Couto Pereira, na frente de sua torcida, o clube carioca colocou mais trofeu inédito em sua galeria de títulos, e além disso, o Gigante da Colina volta a disputar uma Libertadores, fato que não acontecia desde 2001. O time da casa veio a campo desfalcado. Anderson Aquino, suspenso, não pode jogar. Marcelo Oliveira, então, optou por Marcos Paulo para compor um meio-campo povoado. No 4-5-1, o Coritiba teve Bill no ataque, auxiliado por Davi e Rafinha, que chegavam. O meio foi formado por William, Léo Gago e M. Paulo, mas o time mudou sua formação no decorrer da partida. Leonardo entrou aos 28 da etapa inicial e trouxe o time à sua formação normal: o 4-4-2.
O Vasco entrou com a sua formação-padrão, o 4-4-2. Sem desfalques, o clube cruz-maltino teve, à frente, Alecsandro e Eder Luís, que foi muito bem pelas pontas de ataque. O meio-campo era Rômulo centralizado, E. Costa pela direita e Felipe pela esquerda. Mais próximo dos atacantes, Diego Souza tentou auxiliar os atacantes, mas não foi bem no apoio.
O jogo
O jogo começou tenso. As duas equipes erraram bastante e tiveram dificuldades na marcação. O Coritiba, afobado, tentando acostumar-se com a nova formação do meio-campo, não conseguiu criar nos momentos iniciais da partida. O Vasco, desde os primeiros minutos, manteve uma postura voltada para o contra-ataque, esperando o Coritiba e lançando Eder Luís pela ponta direita. Foi desse modo que o time carioca abriu o placar. Aos 12 minutos, D. Souza tabelou com Eder Luís pela ponta direita. O atacante, livre, invadiu a área e cruzou rasteiro para a conclusão de Alecsandro. O centroavante, de primeira, marcou o primeiro no Couto Pereira. O Coxa buscou uma reação. Jonas foi o principal nome, iniciando as jogadas pela direita. Entretanto foi só com a saída de M. Paulo, que não entrou bem na equipe, que o Coritiba realmente melhorou. Leonardo substituiu o volante e mudou em muito a postura do time da casa, tanto que, dois minutos após a sua entrada, o empate aconteceu. Aos 30, após cruzamento para a área, Jonas escorou de cabeça para o meio. Bill, posicionado entre os zagueiros, cabeceou para o fundo do gol. O Coritiba mostrava a sua força. E não demorou muito para o time do Técnico Marcelo Oliveira virar o confronto. A um minuto do fim do tempo regulamentar, Rafinha recebeu um lançamento longo e chutou em direção ao gol. Prass defendeu, mas deu rebote para Davi, que finalizou para virar o jogo. O primeiro tempo terminou do mesmo modo que iniciou o segundo: o Coxa dominando, com o Vasco buscando jogadas esporádicas. Porém foi o clube visitante que fez o seu gol. Aos 13 minutos do segundo tempo, o Vasco empatou o jogo. Eder Luís chutou de longe e, após um desvio na defesa, venceu o goleiro Edson Bastos. O time carioca chegou ao gol em um momento no qual o Coxa era melhor. O gol deu um alívio para o Vasco, mas não durou muito tempo. Aos 21 da etapa final, William acertou um lindo chute de fora da área, sem chances para Prass, que tentou, mas não conseguiu encostar na bola. Na metade do segundo tempo, os donos da casa estavam na frente e só precisavam de um gol para garantir o título. Após o 3 a 2, o jogo ganhou em dramaticidade. O Coritiba atirou-se ao ataque, colocando em campo todas as suas armas, insistindo desesperadamente com bolas lançadas. O Vasco abdicou de jogar, fechando-se, chutando qualquer bola que aparecesse à frente da área cruz-maltina. A pressão do Coxa foi grande, mas os visitantes resistiram.
O Vasco é o campeão da Copa do Brasil na temporada 2011. O título inédito para os vascaínos garante ao clube uma volta à Libertadores.
A fornecedora Umbro apresentou fotos do novo uniforme da equipe santista para a disputa do Brasileirão 2011. O modelo continua "simples", sem muitas mudanças. Destaque vai para a gola que agora apresenta detalhes na cor preta.
No primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil de 2011 deu Vasco. O time cruz-maltino conseguiu uma vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba, em São Januário, e deu um bom passo rumo ao título inédito da competição. A vantagem não é muito grande, nem é possível classificar o Vasco como favorito. Porém, analisando o histórico da Copa do Brasil, nota-se que existe uma estatística que conta a favor do time da Colina. O torneio é disputado desde 1989 e esta, a de 2011, é a 23ª edição da competição. Nas outras 22 finais realizadas, em apenas três oportunidades o time que perdeu o primeiro jogo conseguiu reverter a vantagem e se sagrar campeão. O que pode ser um bom sinal para o Vasco. A primeira vez foi em 1992, quando o Fluminense venceu a primeira partida, no Rio, por 2 a 1 e perdeu por 1 a 0 no Beira Rio. A segunda foi no ano de 1998. Desta vez, foi o Palmeiras que conseguiu uma vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, no Morumbi, revertendo o resultado de 1 a 0 que o rival havia feito no Mineirão. A última que este fato aconteceu foi em 2008, quando o Sport bateu o Corinthians por 2 a 0 na Ilha do Retiro, após perder o primeiro jogo por 3 a 1, e se tornou o único time nordestino campeão da Copa do Brasil.
A Alemanha apresentou nesta quarta-feira seus novos uniformes. Desta vez a fornecedora Adidas resolveu relembrar o antigo uniforme de cor verde, que a Seleção usava em décadas passadas. A camisa 1 manteve o desenho "simples", com listas em diogonais na cor de sua bandeira.
Vasco e Coritiba decidem nesta quarta-feira, 01, no Rio de Janeiro, o confronto de ida da final da Copa do Brasil. Os dois times brigam pelo título inédito do torneio. A partida desta quarta-feira será o 36° confronto da história entre coxas e vascaínos, somando os jogos que aconteceram pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, pela Taça Cidade de Salvador, pelo Torneio Dia do Trabalhador, pela Copa do Hora e pelo Brasileiro. No ano de 1969, pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o primeiro encontro aconteceu. A vitória foi do coxa-branca por 2 a 1, em Curitiba. Já o último encontro teve vitória vascaína, por 3 a 2, em Florianópolis, pela Copa da Hora, torneio cujo o clube carioca se consagrou campeão. No total são 35 jogos disputados até hoje e a vantagem é do Vasco. São 17 vitórias vascaínas, nove do Coxa e nove empates.
A Internazionale é campeã da Copa da Itália. Neste domingo, o time dirigido pelo brazuca Leonardo - que conquistou seu primeiro título como treinador - venceu o Palermo por 3 a 1 com show de Eto'o e garantiu o caneco. O camaronês abriu os trabalhos logo aos 26 do primeiro tempo. O Palermo foi muito passivo no primeiro tempo, e a Inter teve chances de ampliar o marcador. Mas só conseguiu fazê-lo já na segunda metade da etapa final com o próprio Eto'o, aos 31 da segunda etapa. Munhoz chegou a diminuir para o Palermo aos 43. Mas o dia era mesmo da Inter, que dois minutos depois com Diego Milito completou o marcador no Estádio Olímpico de Roma. Bela campanha coroada com o título no fim das contas.
Com dois gols de brasileiros, o Shakhtar Donetsk venceu o Dínamo de Kiev por 2 a 0, nesta quarta-feira, e conquistou a Copa da Ucrânia. Eduardo abriu o placar aos 19 minutos do segundo tempo. No entanto o jogador acabou sendo expulso faltando 15 minutos para terminar o encontro. O zagueiro Betão, do Dínamo também levou o cartão vermelho. O segundo gol do Shakhtar saiu aos 43 da etapa final, com Luiz Eduardo. Além da Copa da Ucrânia, o Shakhtar Donetsk conquistou nesta temporada o título do Campeonato Ucraniano.
Quando se enfrentaram na decisão da Liga dos Campeões de 2008/2009, Barcelona e Manchester United conseguiram a maior audiência de um jogo de futebol interclubes na História, com 109 milhões de espectadores em média. Na reedição daquela final, agora pelo título de 2010/2011, os dois clubes podem superar essa marca, já que, diferentemente do que aconteceu há dois anos, a final será disputada em um sábado. Em 2009, a presença de Messi, Xavi, Iniesta, Rooney, Giggs e Van der Sar em uma só partida conseguiu superar, pela primeira vez, o Superbowl, final do campeonato de futebol americano, como o evento esportivo mais assistido do ano. No ano seguinte, Inter de Milão e Bayern de Munique protagonizaram a primeira final da Liga em um sábado, ao invés de uma quarta-feira, mas o menor apelo midiático dos times italiano e alemão não fez com que a marca estabelecida no ano anterior fosse quebrada.
Após nove anos de jejum, a maior torcida da Alemanha pode comemorar seu sétimo título na Bundesliga. Com uma campanha extraordinária, em especial no primeiro turno, quando a equipe somou 43 pontos dos 51 disputados, o Borussia fez a alegria de sua grande torcida, a "Muralha Amarela", com cinco rodadas de antecipação.
Grande parte dessa conquista se deve ao grande time formado pelo clube, liderado pelos jovens Sahin, Kagawa, Gotze e o artilheiro Lucas Barrios.
Porto Campeão
Uma temporada azul e branca. Um título indiscutível. O Porto foi perfeito em sua conquista do Campeonato Português terminando o torneio de maneira invicta, com 26 vitórias em 29 jogos, e com um gostinho da "cereja", já que confirmou o triunfo justamente contra o principal rival, Benfica, no estádio da Luz. Foi o vigésimo quinto título nacional dos portistas.
O destaque vai para o trio sul-americano formardo por Guarín, Falcão e Hulk. Ambos foram responsáveis dessa devastadora campanha do Dragão. O brasileiro Hulk ainda se firmou como artilheiro da competição com 23 gols.
Milan Campeão
Após seis campeonatos, o Milan enfim desbancou seu maior rival e levou o Scudetto, conquistando seu 18º título no Campeonato Italiano.
Inevitável não falar da importante presença dos brasileiros no time, Thiago Silva um dos grandes zagueiros da competição, ajudou ao rubro-negro a ficar com a defesa menos vazada, já Pato foi o artilheiro do time, ao lado de Ibra, com 14 gols.
Barcelona Campeão
Soberano. Essa é a palavra que defini o Barça no Campeonato Espanhol. Considerado o melhor time do mundo e dos últimos anos, o time catalão realizou uma campanha fantástica, superando seu maior rival, Real Madrid, e conquistando seu 21º título nacional. Nome do time, mais uma vez, Lionel Messi manteve sua classe dentro de campo, com mais uma temporada perfeita, juntamente com seus companheiros Xavi, Iniesta e David Villa.
O Barça terminou a "La Liga" com 96 pontos, quatro a mais que o rival madrilheno.
Manchester United Campeão
Novamente o ano dos "Red Devils". Nos últimos quatro anos, o Manchester faturou três campeonatos e nesse ano confirmou seu favoritismo, e faturou mais um. Com um plantel equilibrado, o United não precisou montar um time galáctico para conquistar seu 19º título nacional, ultrapassando seu grande rival Liverpool em número de conquistas, assegurando assim sua hegemonia no país.
Grande revelação, o mexicano "Chicharito" Hernadez, foi um dos destaques do campeonato, deixando no banco o artilheiro da Premier League, o búlgaro Berbatov com 21 gols. Além do mexicano, os laterais brasileiros Fábio e Rafael fizeram uma excelente temporada, juntamente com o experiente Gigs e o ídolo Wayne Rooney.
Lille Campeão
Após um longo jejum, o Lille voltou a conquistar o Campeonato Francês. Bastava um empate nas duas últimas rodadas, e com o regulamento debaixo do braço a equipe francesa empatou com o PSG em 2 a 2 e levou o caneco. Destaque da equipe vai para o artilheiro do campeonato Moussa Sow, que marcou 22 gols.
Ajax Campeão
Foi dramático, mas o Ajax superou o Twente na última rodada e faturou seu 30º título na Liga Holandesa.Com o triunfo, o clube acabou com o jejum de seis anos sem títulos do Campeonato Holandês. A última conquista havia ocorrido na temporada 2003-2004.
Destaque da temporada vai para o treinador, Frank de Boer, que conseguiu montar uma equipe sem estrelas, mas competitiva. Time liderado pelo jovem De Jong, de apenas 22 anos.
O Fluminense entrará com roupa nova na disputa pelo bi do Campeonato Brasileiro. O clube preparou uma grande festa no salão nobre das Laranjeiras para a apresentação dos novos uniformes, que ganharam novos desenhos nas laterais na cor branca. O novo modelo irá estreiar neste final de semana, na partida contra o São Paulo, no Engenhão.
O Porto conquistou a Liga Europa após a vitória de 1 a 0 sobre o Braga, na tarde desta quarta-feira, em Dublin. O time comandado por André Villas-Boas manteve a boa fase, superando mais um adversário na competição europeia. O duelo português foi decidido ainda no primeiro tempo, tendo como destaque o artilheiro da competição: Falcão García.
O jogo
O jogo começou com total superioridade do Porto, panorama que se manteve durante toda a primeira etapa. O Braga recuou em seu campo, esperando a chegada do adversário, que parecia em casa na capital irlandesa. Mesmo assim, o melhor momento do Braga no primeiro tempo foi logo aos três minutos, com um chute cruzado de fora da área.
Após esse lance, o controle do jogo foi totalmente azul e branco. O Braga segurou bem as ofensivas do Porto, mas os lances individuais de Guarín e Hulk fizeram a diferença. O meia colombiano foi bastante marcado, porém criou, abastecendo os homens de frente, principalmente o brasileiro e o centroavante García. O gol do time do Porto saiu em uma jogada de Guarín. Aos 44 minutos do primeiro tempo, após uma grande pressão do Dragão, o meia arrancou pela direita, cortou a marcação e lançou às costas da zaga. O cruzamento encontrou Falcão García, que cabeceou livre para abrir o placar.
Todo o primeiro tempo foi semelhante. Mesmo sem muita qualidade, o Porto teve o controle da partida. O Braga recolheu-se, esperando e segurando o time adversário, que, após pressionar, abriu o placar. Entretanto esse panorama mudou no segundo tempo.
Se, no primeiro tempo, o Braga esperava e partia no contra-ataque, na etapa final, o time pressionou durante praticamente todo o tempo, porém sem muitos resultados. Apesar de várias alterações para tornar o time mais forte no ataque, a equipe de Paciência não ameaçou muito, parando sempre na defesa do Porto.
O Porto, quando comandou o jogo, criou o seu gol em um lance do talentoso Guarín, que foi substituído no segundo tempo. Já o Braga, mesmo superior na etapa derradeira, não conseguiu superar o favorito à conquista.
O Porto, com uma vitória simples, conquistou a Liga Europa, antiga Copa da UEFA, e reafirma-se no cenário europeu. O time azul e branco mostrou seus talentos em uma campanha rica, mas não na final, em que não fez jus ao futebol do time de Villas-Boas. O Porto ainda busca mais um título nesta temporada, o da Copa de Portugal. O melhor time da competição venceu o segundo título de maior importância da Europa.
O Barcelona apresentou hoje fotos do seu novo modelo do uniforme para a próxima temporada. Mudanças radicais foram feitas, como o desenho das listras que estão mais finas, como foi feito na camisa do Milan. As mangas também foram alteradas ganhando um tom azulado. Os calções voltaram a cor azul,barrando de novo o tradicional grená. A gola amarela também foi retirada. O novo uniforme em breve estará disponível nas lojas.