Blogs Favoritos | Soccerlife no Twitter!

domingo, 3 de julho de 2011

Preview: Brasil x Venezuela

Por: Julio Marcellino

Neste domingo, a partir das 16h, a Seleção Brasileira inicia sua caminhada na Copa América enfrentando a Venezuela, em La Plata. Confira abaixo os pontos que podem ser decisivos para a definição do primeiro jogo da Seleção.

O comando do chefe

Nas últimas entrevistas coletivas de Mano Menezes, o treinador vem batendo na tecla da marcação no campo do adversário. Essa postura agressiva pode ser essencial para que o Brasil tenha um jogo tranquilo neste domingo.

A Seleção vem mostrando sinais de estar assimilando a mensagem de Mano em relação ao "abafa" no campo ofensivo. Há momentos em que o Brasil sufoca o oponente. Falta, porém, fazer isso com mais consistência.

Diante da Venezuela, que provavelmente se fechará completamente atrás, pode ser importante retomar a posse de bola perto do gol oponente, fazendo com que a equipe não precise elaborar uma jogada muito trabalhada para criar chances de gol.

Um corredor para Daniel

O movimento de Robinho dá duas armas ao Brasil. O jogador do Milan se aproxima de Ganso e Neymar, dando-lhes mais uma opção de passe perto do lado esquerdo do gramado. Além disso, há a já citada passagem de Daniel pelo corredor deixado quando Robinho sai de sua posição original.

A Venezuela joga com duas linhas de quatro, o que geralmente fecha os flancos do gramado para as ações ofensivas. Com Robinho levando o lateral para o centro do gramado, Daniel terá mais liberdade para partir para cima de seu marcador e chegar à linha de fundo.

sábado, 2 de julho de 2011

Mercado fervendo

Por: Julio Marcellino

O mercado europeu continua fervendo para a próxima temporada. A bola da vez vai para o Manchester City que anunciou nesta sexta-feira a contratação do lateral-esquerdo do Arsenal, Clichy. O francês fechou contrato por quatro temporadas com o City, que terá de pagar oito milhões de euros (R$ 18,4 milhões) aos Gunners.

O clube Inglês ainda tenta a contratação do atacante 'Kun' Aguero, do Atlético de Madrid, mas a Juventus estaria disposta a pagar cerca de 35 milhões de euros (R$ 79,2 milhões) e incluir o passe do atacante Amauri.

Ainda na Itália, no Milan especula-se a contratação do meia Nasri. O francês do Arsenal está insatisfeito com a falta de títulos do clube londrino e pode ser o proximo reforço do rubro-negro. A rival Internazionale também tem interesse em tentar contratar o jogador.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Negociações entre Neymar e Real continuam

Por: Julio Marcellino

O empresário Ernesto Bronzetti voltou atrás em declarações de que o atacante Neymar já teria fechado o negócio com o Real Madrid para assinar por cinco anos, mas diz que ainda acredita que a transferência possa acontecer.

Bronzetti, que tem fortes conexões com o clube merengue, havia dito que o negócio estava "praticamente fechado" e que o brasileiro chegaria ao Santiago Bernabeu para fechar o compromisso de cinco anos. Agora, porém, ele admite que as declarações foram apressadas.

"Me ligaram de um canal de televisão italiano (Sport Mediaset) e me perguntaram. Eu lhes disse que a única coisa que eu sabia era o que eu tinha lido em um site, que estava praticamente fechado", disse o empresário ao programa SportYou.

Especula-se que o Real esteja disposto a pagar 40 milhões de euros pelo jogador, que receberia um salário de cerca de 2 milhões de euros por ano.

O jogador, que se prepara para a decisão da Libertadores contra o Peñarol, jogaria por empréstimo pelo Santos por mais seis meses ou até o meio do ano que vem. O Real Madrid foi procurado pela reportagem, mas não comentou a situação.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Vasco é campeão da Copa do Brasil

Por: Julio Marcellino

Após oito anos de espera, enfim o torcedor vascaíno pôde gritar, "É campeão!". Mesmo com a derrota para o Coritiba que venceu o Vasco por 3 a 2 no Couto Pereira, na frente de sua torcida, o clube carioca colocou mais trofeu inédito em sua galeria de títulos, e além disso, o Gigante da Colina volta a disputar uma Libertadores, fato que não acontecia desde 2001.

O time da casa veio a campo desfalcado. Anderson Aquino, suspenso, não pode jogar. Marcelo Oliveira, então, optou por Marcos Paulo para compor um meio-campo povoado. No 4-5-1, o Coritiba teve Bill no ataque, auxiliado por Davi e Rafinha, que chegavam. O meio foi formado por William, Léo Gago e M. Paulo, mas o time mudou sua formação no decorrer da partida. Leonardo entrou aos 28 da etapa inicial e trouxe o time à sua formação normal: o 4-4-2.

O Vasco entrou com a sua formação-padrão, o 4-4-2. Sem desfalques, o clube cruz-maltino teve, à frente, Alecsandro e Eder Luís, que foi muito bem pelas pontas de ataque. O meio-campo era Rômulo centralizado, E. Costa pela direita e Felipe pela esquerda. Mais próximo dos atacantes, Diego Souza tentou auxiliar os atacantes, mas não foi bem no apoio.

O jogo

O jogo começou tenso. As duas equipes erraram bastante e tiveram dificuldades na marcação. O Coritiba, afobado, tentando acostumar-se com a nova formação do meio-campo, não conseguiu criar nos momentos iniciais da partida. O Vasco, desde os primeiros minutos, manteve uma postura voltada para o contra-ataque, esperando o Coritiba e lançando Eder Luís pela ponta direita.

Foi desse modo que o time carioca abriu o placar. Aos 12 minutos, D. Souza tabelou com Eder Luís pela ponta direita. O atacante, livre, invadiu a área e cruzou rasteiro para a conclusão de Alecsandro. O centroavante, de primeira, marcou o primeiro no Couto Pereira.

O Coxa buscou uma reação. Jonas foi o principal nome, iniciando as jogadas pela direita. Entretanto foi só com a saída de M. Paulo, que não entrou bem na equipe, que o Coritiba realmente melhorou. Leonardo substituiu o volante e mudou em muito a postura do time da casa, tanto que, dois minutos após a sua entrada, o empate aconteceu.

Aos 30, após cruzamento para a área, Jonas escorou de cabeça para o meio. Bill, posicionado entre os zagueiros, cabeceou para o fundo do gol. O Coritiba mostrava a sua força. E não demorou muito para o time do Técnico Marcelo Oliveira virar o confronto. A um minuto do fim do tempo regulamentar, Rafinha recebeu um lançamento longo e chutou em direção ao gol. Prass defendeu, mas deu rebote para Davi, que finalizou para virar o jogo.

O primeiro tempo terminou do mesmo modo que iniciou o segundo: o Coxa dominando, com o Vasco buscando jogadas esporádicas. Porém foi o clube visitante que fez o seu gol.

Aos 13 minutos do segundo tempo, o Vasco empatou o jogo. Eder Luís chutou de longe e, após um desvio na defesa, venceu o goleiro Edson Bastos. O time carioca chegou ao gol em um momento no qual o Coxa era melhor. O gol deu um alívio para o Vasco, mas não durou muito tempo. Aos 21 da etapa final, William acertou um lindo chute de fora da área, sem chances para Prass, que tentou, mas não conseguiu encostar na bola. Na metade do segundo tempo, os donos da casa estavam na frente e só precisavam de um gol para garantir o título.

Após o 3 a 2, o jogo ganhou em dramaticidade. O Coritiba atirou-se ao ataque, colocando em campo todas as suas armas, insistindo desesperadamente com bolas lançadas. O Vasco abdicou de jogar, fechando-se, chutando qualquer bola que aparecesse à frente da área cruz-maltina. A pressão do Coxa foi grande, mas os visitantes resistiram.

O Vasco é o campeão da Copa do Brasil na temporada 2011. O título inédito para os vascaínos garante ao clube uma volta à Libertadores.

domingo, 5 de junho de 2011

Santos apresenta novo uniforme para o Brasileirão

Por: Julio Marcellino

A fornecedora Umbro apresentou fotos do novo uniforme da equipe santista para a disputa do Brasileirão 2011. O modelo continua "simples", sem muitas mudanças. Destaque vai para a gola que agora apresenta detalhes na cor preta.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Vasco terá a estatística a seu favor no Couto Pereira

Por: Julio Marcellino

No primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil de 2011 deu Vasco. O time cruz-maltino conseguiu uma vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba, em São Januário, e deu um bom passo rumo ao título inédito da competição. A vantagem não é muito grande, nem é possível classificar o Vasco como favorito. Porém, analisando o histórico da Copa do Brasil, nota-se que existe uma estatística que conta a favor do time da Colina.

O torneio é disputado desde 1989 e esta, a de 2011, é a 23ª edição da competição. Nas outras 22 finais realizadas, em apenas três oportunidades o time que perdeu o primeiro jogo conseguiu reverter a vantagem e se sagrar campeão. O que pode ser um bom sinal para o Vasco.

A primeira vez foi em 1992, quando o Fluminense venceu a primeira partida, no Rio, por 2 a 1 e perdeu por 1 a 0 no Beira Rio. A segunda foi no ano de 1998. Desta vez, foi o Palmeiras que conseguiu uma vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, no Morumbi, revertendo o resultado de 1 a 0 que o rival havia feito no Mineirão. A última que este fato aconteceu foi em 2008, quando o Sport bateu o Corinthians por 2 a 0 na Ilha do Retiro, após perder o primeiro jogo por 3 a 1, e se tornou o único time nordestino campeão da Copa do Brasil.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Adidas lança a nova camisa da Alemanha

Por: Julio Marcellino

A Alemanha apresentou nesta quarta-feira seus novos uniformes. Desta vez a fornecedora Adidas resolveu relembrar o antigo uniforme de cor verde, que a Seleção usava em décadas passadas. A camisa 1 manteve o desenho "simples", com listas em diogonais na cor de sua bandeira.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Vasco em vantagem nos confrontos contra o Coritiba

Por: Julio Marcellino

Vasco e Coritiba decidem nesta quarta-feira, 01, no Rio de Janeiro, o confronto de ida da final da Copa do Brasil. Os dois times brigam pelo título inédito do torneio. A partida desta quarta-feira será o 36° confronto da história entre coxas e vascaínos, somando os jogos que aconteceram pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, pela Taça Cidade de Salvador, pelo Torneio Dia do Trabalhador, pela Copa do Hora e pelo Brasileiro.

No ano de 1969, pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o primeiro encontro aconteceu. A vitória foi do coxa-branca por 2 a 1, em Curitiba. Já o último encontro teve vitória vascaína, por 3 a 2, em Florianópolis, pela Copa da Hora, torneio cujo o clube carioca se consagrou campeão.

No total são 35 jogos disputados até hoje e a vantagem é do Vasco. São 17 vitórias vascaínas, nove do Coxa e nove empates.

domingo, 29 de maio de 2011

Inter supera Palermo e é campeã da Copa da Itália

Por: Julio Marcellino

A Internazionale é campeã da Copa da Itália. Neste domingo, o time dirigido pelo brazuca Leonardo - que conquistou seu primeiro título como treinador - venceu o Palermo por 3 a 1 com show de Eto'o e garantiu o caneco.

O camaronês abriu os trabalhos logo aos 26 do primeiro tempo. O Palermo foi muito passivo no primeiro tempo, e a Inter teve chances de ampliar o marcador. Mas só conseguiu fazê-lo já na segunda metade da etapa final com o próprio Eto'o, aos 31 da segunda etapa.

Munhoz chegou a diminuir para o Palermo aos 43. Mas o dia era mesmo da Inter, que dois minutos depois com Diego Milito completou o marcador no Estádio Olímpico de Roma. Bela campanha coroada com o título no fim das contas.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Shakhtar Donetsk conquista a Copa da Ucrânia

Por: Julio Marcellino

Com dois gols de brasileiros, o Shakhtar Donetsk venceu o Dínamo de Kiev por 2 a 0, nesta quarta-feira, e conquistou a Copa da Ucrânia.

Eduardo abriu o placar aos 19 minutos do segundo tempo. No entanto o jogador acabou sendo expulso faltando 15 minutos para terminar o encontro. O zagueiro Betão, do Dínamo também levou o cartão vermelho. O segundo gol do Shakhtar saiu aos 43 da etapa final, com Luiz Eduardo.

Além da Copa da Ucrânia, o Shakhtar Donetsk conquistou nesta temporada o título do Campeonato Ucraniano.

Barcelona x Manchester: duelo midiático

Por: Julio Marcellino

Quando se enfrentaram na decisão da Liga dos Campeões de 2008/2009, Barcelona e Manchester United conseguiram a maior audiência de um jogo de futebol interclubes na História, com 109 milhões de espectadores em média. Na reedição daquela final, agora pelo título de 2010/2011, os dois clubes podem superar essa marca, já que, diferentemente do que aconteceu há dois anos, a final será disputada em um sábado.

Em 2009, a presença de Messi, Xavi, Iniesta, Rooney, Giggs e Van der Sar em uma só partida conseguiu superar, pela primeira vez, o Superbowl, final do campeonato de futebol americano, como o evento esportivo mais assistido do ano.

No ano seguinte, Inter de Milão e Bayern de Munique protagonizaram a primeira final da Liga em um sábado, ao invés de uma quarta-feira, mas o menor apelo midiático dos times italiano e alemão não fez com que a marca estabelecida no ano anterior fosse quebrada.

domingo, 22 de maio de 2011

Os campeões europeus de 2011

Por: Julio Marcellino


Borussia Campeão

Após nove anos de jejum, a maior torcida da Alemanha pode comemorar seu sétimo título na Bundesliga. Com uma campanha extraordinária, em especial no primeiro turno, quando a equipe somou 43 pontos dos 51 disputados, o Borussia fez a alegria de sua grande torcida, a "Muralha Amarela", com cinco rodadas de antecipação.

Grande parte dessa conquista se deve ao grande time formado pelo clube, liderado pelos jovens Sahin, Kagawa, Gotze e o artilheiro Lucas Barrios.


Porto Campeão

Uma temporada azul e branca. Um título indiscutível. O Porto foi perfeito em sua conquista do Campeonato Português terminando o torneio de maneira invicta, com 26 vitórias em 29 jogos, e com um gostinho da "cereja", já que confirmou o triunfo justamente contra o principal rival, Benfica, no estádio da Luz. Foi o vigésimo quinto título nacional dos portistas.

O destaque vai para o trio sul-americano formardo por Guarín, Falcão e Hulk. Ambos foram responsáveis dessa devastadora campanha do Dragão. O brasileiro Hulk ainda se firmou como artilheiro da competição com 23 gols.


Milan Campeão

Após seis campeonatos, o Milan enfim desbancou seu maior rival e levou o Scudetto, conquistando seu 18º título no Campeonato Italiano.

Inevitável não falar da importante presença dos brasileiros no time, Thiago Silva um dos grandes zagueiros da competição, ajudou ao rubro-negro a ficar com a defesa menos vazada, já Pato foi o artilheiro do time, ao lado de Ibra, com 14 gols.



Barcelona Campeão

Soberano. Essa é a palavra que defini o Barça no Campeonato Espanhol. Considerado o melhor time do mundo e dos últimos anos, o time catalão realizou uma campanha fantástica, superando seu maior rival, Real Madrid, e conquistando seu 21º título nacional. Nome do time, mais uma vez, Lionel Messi manteve sua classe dentro de campo, com mais uma temporada perfeita, juntamente com seus companheiros Xavi, Iniesta e David Villa.

O Barça terminou a "La Liga" com 96 pontos, quatro a mais que o rival madrilheno.



Manchester United Campeão

Novamente o ano dos "Red Devils". Nos últimos quatro anos, o Manchester faturou três campeonatos e nesse ano confirmou seu favoritismo, e faturou mais um. Com um plantel equilibrado, o United não precisou montar um time galáctico para conquistar seu 19º título nacional, ultrapassando seu grande rival Liverpool em número de conquistas, assegurando assim sua hegemonia no país.

Grande revelação, o mexicano "Chicharito" Hernadez, foi um dos destaques do campeonato, deixando no banco o artilheiro da Premier League, o búlgaro Berbatov com 21 gols. Além do mexicano, os laterais brasileiros Fábio e Rafael fizeram uma excelente temporada, juntamente com o experiente Gigs e o ídolo Wayne Rooney.


Lille Campeão

Após um longo jejum, o Lille voltou a conquistar o Campeonato Francês. Bastava um empate nas duas últimas rodadas, e com o regulamento debaixo do braço a equipe francesa empatou com o PSG em 2 a 2 e levou o caneco.

Destaque da equipe vai para o artilheiro do campeonato Moussa Sow, que marcou 22 gols.


Ajax Campeão

Foi dramático, mas o Ajax superou o Twente na última rodada e faturou seu 30º título na Liga Holandesa.Com o triunfo, o clube acabou com o jejum de seis anos sem títulos do Campeonato Holandês. A última conquista havia ocorrido na temporada 2003-2004.

Destaque da temporada vai para o treinador, Frank de Boer, que conseguiu montar uma equipe sem estrelas, mas competitiva. Time liderado pelo jovem De Jong, de apenas 22 anos.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Fluminense apresenta novos uniformes para o Brasileirão

Por: Julio Marcellino

O Fluminense entrará com roupa nova na disputa pelo bi do Campeonato Brasileiro. O clube preparou uma grande festa no salão nobre das Laranjeiras para a apresentação dos novos uniformes, que ganharam novos desenhos nas laterais na cor branca. O novo modelo irá estreiar neste final de semana, na partida contra o São Paulo, no Engenhão.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Porto confirma favoritismo e conquista a Liga Europa

Por: Julio Marcellino

O Porto conquistou a Liga Europa após a vitória de 1 a 0 sobre o Braga, na tarde desta quarta-feira, em Dublin. O time comandado por André Villas-Boas manteve a boa fase, superando mais um adversário na competição europeia. O duelo português foi decidido ainda no primeiro tempo, tendo como destaque o artilheiro da competição: Falcão García.

O jogo

O jogo começou com total superioridade do Porto, panorama que se manteve durante toda a primeira etapa. O Braga recuou em seu campo, esperando a chegada do adversário, que parecia em casa na capital irlandesa. Mesmo assim, o melhor momento do Braga no primeiro tempo foi logo aos três minutos, com um chute cruzado de fora da área.

Após esse lance, o controle do jogo foi totalmente azul e branco. O Braga segurou bem as ofensivas do Porto, mas os lances individuais de Guarín e Hulk fizeram a diferença. O meia colombiano foi bastante marcado, porém criou, abastecendo os homens de frente, principalmente o brasileiro e o centroavante García.

O gol do time do Porto saiu em uma jogada de Guarín. Aos 44 minutos do primeiro tempo, após uma grande pressão do Dragão, o meia arrancou pela direita, cortou a marcação e lançou às costas da zaga. O cruzamento encontrou Falcão García, que cabeceou livre para abrir o placar.

Todo o primeiro tempo foi semelhante. Mesmo sem muita qualidade, o Porto teve o controle da partida. O Braga recolheu-se, esperando e segurando o time adversário, que, após pressionar, abriu o placar. Entretanto esse panorama mudou no segundo tempo.

Se, no primeiro tempo, o Braga esperava e partia no contra-ataque, na etapa final, o time pressionou durante praticamente todo o tempo, porém sem muitos resultados. Apesar de várias alterações para tornar o time mais forte no ataque, a equipe de Paciência não ameaçou muito, parando sempre na defesa do Porto.

O Porto, quando comandou o jogo, criou o seu gol em um lance do talentoso Guarín, que foi substituído no segundo tempo. Já o Braga, mesmo superior na etapa derradeira, não conseguiu superar o favorito à conquista.

O Porto, com uma vitória simples, conquistou a Liga Europa, antiga Copa da UEFA, e reafirma-se no cenário europeu. O time azul e branco mostrou seus talentos em uma campanha rica, mas não na final, em que não fez jus ao futebol do time de Villas-Boas. O Porto ainda busca mais um título nesta temporada, o da Copa de Portugal. O melhor time da competição venceu o segundo título de maior importância da Europa.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Novo uniforme do Barça 2011/12

Por: Julio Marcellino

O Barcelona apresentou hoje fotos do seu novo modelo do uniforme para a próxima temporada. Mudanças radicais foram feitas, como o desenho das listras que estão mais finas, como foi feito na camisa do Milan. As mangas também foram alteradas ganhando um tom azulado. Os calções voltaram a cor azul,barrando de novo o tradicional grená. A gola amarela também foi retirada. O novo uniforme em breve estará disponível nas lojas.

Confira abaixo o vídeo da apresentação oficial:

Amigo de Messi, Pastore entra na mira do Barcelona

Por: Julio Marcellino

Apadrinhado por Messi, o meia-atacante Pastore pode jogar pelo Barcelona na próxima temporada, ao menos, se o presidente do clube, Sandro Rosell, levar em consideração a vontade do camisa 10 azul-grená.

Segundo o diário "AS", Messi sugeriu ao Barça contratação do amigo e compatriota, que atualmente defende o Palermo, da Itália.

Pastore marcou 11 vezes em 34 partidas nesta temporada. Ele começou pelo Talleres de Córboda, se destacou pelo Huracán e foi contratado pelo Palermo em 2009. O meia-atacante também disputou a última Copa do Mundo, na África do Sul, no ano passado.

Outro que está na mira do Barcelona é o atacante chileno Alexis Sánchez, da Udinese. O jogador está avaliado em € 40 mi (R$ 92,7 mi). Manchester City e Internazionale também se interessaram pelo sul-americano.

domingo, 15 de maio de 2011

Após 56 anos de jejum, Lille fatura a Copa da França

Por: Julio Marcellino

A espera foi longa, mas os torcedores do Lille puderam gritar "É Campeão!". Neste sábado, a equipe do norte do país derrotou o PSG por 1 a 0, no Stade de France, em Paris, e garantiu o caneco da Copa da França, torneio mata-mata nos moldes da Copa do Brasil, mas disputado em jogo único.

O gol do histórico triunfo foi anotado por Obraniak aos 43 do segundo tempo, em cobrança de falta quase sem ângulo e que contou com uma boa ajuda do goleiro Coupet.

O caneco conquistado pelo Lille neste sábado foi o sexto na história do clube.

Fonte: globoesporte.com

sábado, 14 de maio de 2011

Manchester City vence o Stoke e leva a Copa da Inglaterra

Por: Julio Marcellino

Após uma longa espera de 35 anos o torcedor do City pode comemorar um título na elite do futebol inglês. Yaya Touré foi o grande nome do jogo, marcando o único gol da partida, aos 29 minutos do primeiro tempo.

O jogo

O Manchester City iniciou com muita força, obrigando o goleiro Sorensen a trabalhar. Balotelli e Tévez criaram oportunidades que acuaram o Stoke no seu campo. Esse panorama manteve-se durante os primeiros 15 minutos de jogo, mas o time de Pulis conseguiu segurar as ofensivas dos City.

O melhor lance do primeiro tempo foi do City. Aos 35 minutos, após Balotelli dividir com Sorensen, a bola sobrou para David Silva, que, sem marcação, chutou por cima do gol.

O segundo tempo começou como iniciou o primeiro: travado e sem muitas oportunidades de gol. O City até apareceu mais, porém era preciosista nas finalizações. David Silva, principalmente, e De Jong perderam boas chances de abrir o placar.

Aos 17 minutos do segundo tempo, o Stoke perdeu a sua melhor oportunidade no jogo. Após um chute para afastar o ataque adversário, Jones conseguiu aproveitar a bola, passando por Lescott e chutando na saída de Hart. O goleiro inglês conseguiu conter a boa jogada do atacante de Trinidad e Tobago.

Entendendo que precisava colocar o seu time ao ataque, Mancini mudou. O italiano tirou Barry, um volante, e colocou A. Johnson, um winger. A mudança surtiu efeito. Aos 29 minutos do segundo tempo, o Manchester City abriu o placar. Após uma confusão dentro da área, a bola sobrou para Yaya Touré chutar, com extrema violência, para dentro do gol. Sorensen, que vinha bem no jogo, nada pode fazer.

O gol do time de Manchester abriu o jogo e transformou a atmosfera em Wembley. A torcida azul comemorava o título iminente.

A vitória no Wembley, palco sagrado do futebol inglês, deu o título da FA Cup ao City pela quinta vez na história. O time de Mancini praticamente fecha a sua temporada com uma conquista que não tinha há anos. A festa na Cidade de Manchester será grande, já que os dois clubes da cidade se sagraram campeões neste sábado.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Novo manto do campeão alemão

Por: Julio Marcellino

Logo após a conquista do título alemão, o Borussia anunciou o novo uniforme para a temporada 2011/12. A principal mudança fica por conta dos 'pontinhos' pretos na parte da frente da camisa, diferente do antigo modelo com trazia pequenas tiras horizontais.

Suprindo uma carência no Timão

Por: Julio Marcellino

O meia Alex acertou hoje sua transferência para o Corinthians, por R$ 14 mi. O ex-colorado chega para suprir a carência de meias-esquerdos no elenco alvinegro - com a negociação de Bruno César, o Timão conta apenas com Morais na posição. Segundo a comissão técnica, era o jogador que faltava na equipe para o Brasileiro.

Versátil e técnico, o meia é comparado por muitos como um jogador "à moda antiga". Revelado em 2003 pelo Guarani, Alex se destacou justamente pelo Internacional. No clube, viveu seu principal momento na conquista da Copa Libertadores e do Mundial Interclubes, em 2006. Além disso, em 2008, o meia também foi artilheiro com grande atuação nas conquistas do Campeonato Gaúcho e da Copa Sul-Americana, o que culminou em sua convocação à Seleção Brasileira, pelo técnico Dunga.

Com a amarelinha, porém, Alex não conseguiu se firmar. Ficou na reserva e entrou em apenas três jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

O presidente Andrés Sanchez, agora, tenta buscar apoio dos outros clubes da Série A para conseguir antecipar a janela de transferência internacional, que tem previsão de abertura para o dia 3 de agosto. Se for mantida, Alex poderá estrear pelo Corinthians apenas na rodada 14 do Brasileirão.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Europa: Mercado da bola

Por: Julio Marcellino

O mercado da bola europeu continua em alta, com promessas de transações milionárias para a próxima temporada. Como os campeonatos ainda não acabaram, muitos clubes ainda não anunciaram de maneira oficial seus reforços, mas começam a dar um esboço de quais podem ser.

Na Itália, a palavra contratação está em alta. A Juventus anunciou nesta terça-feira a contratação do experiente Pirlo. O meia atuou por 10 anos com a camisa do Milan, mas estava insatisfeito com a falta de espaço e resolveu mudar de ares. Pirlo assinou por três anos com a "Velha Senhora".

Já a rival Inter está próximo de um acerto com o meia Montolivo, do Fiorentina e da seleção italiana. O clube de Milão está disposto a reforçar seu meio-campo para a próxima temporada e transformou o jogador de 26 anos, em seu principal objetivo na janela de transferências. Outro jogador que passou a estar na mira do clube é Guiseppe Rossi, do Villareal. O atacante foi o grande destaque desta temporada na Europa, mas já estaria verbalmente acertado com o Barcelona.

Indo para a Inglaterra, o treinador do Tottenham, Harry Redknapp, parece ter perdido a paciência com o brasileiro Gomes, e pediu a diretoria que procure um goleiro. E um nome cresce no clube, o do goleiro Stekelenburg, do Ajax e da seleção holandesa. O holandês já falou abertamente sobre o seu desejo de sair e o cenário está pronto para a transferência, com o clube querendo receber uma boa compensação por um jogador que está na Amsterdam Arena desde os 15 anos de idade. Caso confirme a transferência, Stekelenburg atuará ao lado do seu compatriota Rafael van der Vaart.

Na Ucrânia, o Shakhtar se movimenta para trazer outro jogador brasileiro, o atacante Dentinho, do Corinthians. O timão já tem em mãos a proposta de 6 milhões de euros, e a transferência deve ser confirmada na próxima semana. Dentinho será mais um brasuca no clube, que já conta com outros seis, Douglas Costa, Willian, Fernandinho, Jádson, Bruno Renan e Luiz Adriano.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Recordar é viver: O Tri brasileiro invícto do Internacional

Por: Julio Marcellino

Dia 23 de Dezembro de 1979, antevéspera de Natal. O Internacional de Porto Alegre conquistava o Brasil pela terceira vez e o mais impressionante: invicto. A equipe do Sul do Brasil acabaria se tornando uma das melhores do país na segunda metade dos anos 70 com craques muito habilidosos.

O Campeonato Brasileiro daquele ano foi uma verdadeira loucura. A CBD (antigo nome da CBF) decidiu criar um torneio com 94 clubes algo inpensável para os padrões de hoje. O objetivo era integrar o máximo de equipes do Brasil todo em um campeonato só. Ideia do governo militar era mostrar que o país estava bem integrado. Como dizia o ditado da época: "Quando a ARENA vai mal, mais um no Nacional. Quando a ARENA vai bem, mais um também".

Apesar de ter sido um campeonato muito grande por conta do número de equipes participantes, o Brasileiro de 1979 foi relativamente curto, durando três meses, mais ou menos, com os clubes menores começando a disputa nas primeiras e segundas fases, todas elas divididas em grupos de dez, onde os cinco primeiros passavam de fase.

O Internacional, como outros grandes clubes, entrou na terceira fase do torneio. O grupo do Inter tinha o América-RJ, Operário-MS (terceiro lugar em 1978), o arqui-rival Grêmio, Santa Cruz, Atlético Paranaense, Figueirense, Coritiba, Rio Branco e Sport Recife. O Colorado terminou classificado em primeiro lugar na sua chave, com 9 jogos disputados, 6 vitórias e três empates. Os oito primeiros colocados do grupo passaram para a fase seguinte.

Na quarta fase, o Inter caiu num grupo que tinha Atlético Paranaense, Desportiva Ferroviária, Inter de Limeira, Caldense, São Paulo-RS, Anapolina e Goytacaz. Oito times em cada grupo e o Internacional classificou-se em primeiro lugar novamente. Sete jogos disputados, quatro vitórias e três empates.

No início de dezembro chegou a quinta fase, desta vez o Inter caiu num grupo com mais três adversários:Goiás, Cruzeiro e Atlético Mineiro. Lógico que era um grupo muito mais forte que os anteriores, mas mesmo assim os gaúchos não se intimidaram e se classificaram em primeiro lugar da chave, tendo o direito de disputar as semi-finais. Três jogos disputados, três vitórias. O favoritismo era todo para os gaúchos.

Nas semi-finais, os colorados pegaram o forte time do Palmeiras, que estava há três anos sem conquistar um título, mas ainda tinha bons jogadores em seu elenco. O primeiro jogo, disputado em São Paulo deu vitória apertada dos gaúchos por 3 a 2. No jogo de volta no estádio Beira-Rio, o Inter apenas empatou em 1 a 1 para se garantir na final.

A final foi disputada contra o Vasco. O time carioca havia despachado o Coritiba nas semi-finais e o Internacional era o grande favorito ao título. No primeiro jogo da final, no Maracanã, o time colorado confirmou seu favoritismo e derrotou os vascaínos por 2 a 0, com dois gols de Chico Spina. No jogo de volta, dia 23/12, no Beira-Rio, o Inter apenas precisou administrar sua vantagem, mas mesmo assim marcou dois gols nos cariocas. Jair e Falcão. O Vasco diminuiu o placar com gol de Wilsinho, mas não dava mais tempo pra nada. O Inter conquistava o Brasil pela terceira vez e de maneira invicta.

Internacional Tri-Campeão Brasileiro de 1979

Escalação: João Carlos, Benítez, Mauro Pastor, Falcão, Mauro Galvão e Cláudio Mineiro, Valdomiro, Jair, Bira, Batista e Mário Sérgio / Técnico: Ênio Andrade

São Paulo: "Velhos desejos" que não vingaram

Por: Julio Marcellino

Nos últimos anos o Tricolor tentou, brigou, investiu e enfim, conseguiu trazer medalhões que tanto sonhava e que tinham tudo para dar certo no clube. Uns por serem vitoriosos em suas respectivas equipes, outros por boas passagens anteriores pelo Morumbi, mas todos acabaram com uma história em comum: chegaram por cima e saíram por baixo.

O caso de Fernandão é só mais um dos exemplos. O atacante, campeão de competições importantíssimas pelo Internacional, sempre foi cobiçado pelos diretores são-paulinos. Além da qualidade com a bola nos pés, Fernandão era visto como um atleta centrado e de postura. Um líder nato para as jovens promessas da equipe.

As seguidas lesões e as poucas atuações convincentes fizeram com que camisa 15 deixasse o clube. Durante os últimos anos este tipo de desilusão não tem sido novidade para a torcida são-paulina. Nomes como o de Ricardinho, que foi tirado do rival Corinthians após grande 'novela', com um salário altíssimo, Cicinho, Carlos Alberto e até mesmo o rei do Futsal, Falcão, foram trazidos a peso de ouro, mas logo deixaram a equipe sem convencer.

Pressão da torcida, rachas no elenco, forma física abaixo do ideal e até mesmo a não adaptação aos gramados, foram os motivos de tantos jogadores considerados estrelas não darem certo, e Fernandão foi o último deles.

domingo, 8 de maio de 2011

Ídolo vermelho

Por: Julio Marcellino

Que clube não queria contar com um atacante veloz, preciso nas finalizações e que não tem medo de entrar nas divididas. Sorte do Manchester United que pode contar com um jogador desse porte, chamado Wayne Rooney.

Revelado pelo modesto Everton em 2002, Rooney já era cobiçado por grandes clubes, desdas categorias de base. Posto a venda por £ 50 mi, o jovem atacante era disputado por Newcastle e Manchester United. O primeiro oferecera £ 18,5 mi, já o time vermelho mandou uma proposta de £ 26,5, que foi aceita pelo Everton.

Em 2004 atuando pelo Manchester, logo impressionou a torcida marcando três vezes na goleada de 6 a 2 sobre o Fenerbahçe, partida válida pela Champions League de 2004-05. No final da temporada atingiu a marca de 43 gols em 17 jogos, e foi eleito o "Melhor Jogador Jovem do Ano" na Premier League.

Na temporada 2005-06, Wayne não deixou a desejar. Marcou 19 gols em 48 partidas, e mais uma vez foi eleito o jogador jovem do ano na Premier League, e de quebra ainda foi coroado pelos torcedores o "Jogador do Ano".

Na temporada seguinte atingiu o seu auge. O jovem atacante dos Diabos Vermelhos brilhou na Champions, onde marcou contra a Roma, pelas quartas-de-final e mais duas vezes contra o Milan nas semifinais, porém o United não resistiu ao talento de Kaká e foi eliminado. No balanço final da temporada, marcou 23 gols em 55 jogos, sendo 14 pela Premier League, conquistada pelo United, após grande campanha.

A temporada 2007-08 não foi muito feliz para Rooney, mas mesmo assim o atacante comemorou. Após seis semanas parado, devido a uma lesão no metatarso, Rooney voltou na fase mata-mata da Champions e ajudou os Diabos Vermelhos a conquistarem a competição e o bi-campeonato da Premier League, marcando 12 gols. No final do ano, Rooney ainda comemorou o Mundial de Clubes da FIFA.

Com a saída do astro Cristiano Ronaldo, que foi vendido ao Real Madrid por € 93 mi, Rooney se torna o protagonista do United. E não se intimidou com tal pressão, fazendo a melhor temporada de sua carreira, balançando as redes 34 vezes em 44 jogos com atuações impecáveis. Pela Premier League, foram 26 gols em 32 jogos e na Champions, cinco gols em sete jogos. O atacante era cogitado a ser escolhido o melhor jogador do mundo.

Em outubro de 2010 se envolveu em uma pequena polêmica, após dar a entender que estaria se despedindo do Manchester. Depois da confusão, Rooney acabou permanecendo no clube inglês, renovando seu contrato por mais cinco anos. Superada a crise, Wayne reconquistou o coração da torcida com gols e atuações excepcionais, tanto na Premier, quanto na Champions.

O atacante está próximo de comemorar mais títulos com o Manchester. No Campeonato Inglês resta apenas 1 pontinho para o clube se consagrar campeão, e no dia 28/05 a equipe disputa mais uma final de Champions, contra o Barcelona, no estádio Wembley.

Veja abaixo a galeria de títulos de Rooney vestindo a camisa vermelha:

- Premier League: 2006-07, 2007-08, 2008-09
- Carling Cup: 2005-06, 2009-10
- FA Community Shield: 2007, 2008, 2010
- UEFA Champions League: 2007-08
- Copa do Mundo de Clubes da FIFA: 2008

Jogos: 211

Gols: 101

Twente supera Ajax e conquista a Copa da Holanda

Por: Julio Marcellino

Foi dramático, mas o Twente venceu o Ajax com um gol do austríaco Janko, a três minutos do final da prorrogação, dando ao clube a vitória de virada por 3 a 2 e o terceiro título da Copa da Holanda. A partida foi disputada no estádio De Kuip, em Roterdã, neste domingo.

O jogo

Campeão em 1977 e 2001, o time de Enschede, que contou com o zagueiro brasileiro Douglas, começou jogando mal e viu o adversário sair à frente no placar aos 19 minutos do primeiro tempo, com gol de De Zeew. Lorenzo Ebicilio ampliou aos 40, mas Wout Cio iniciou a reação ainda antes do intervalo, aos 45.

O Twente voltou com tudo para a etapa final, chegou ao empate aos 11 minutos, graças a Janssen, e poderia ter chegado ao título ainda no tempo normal.

Enquanto o Ajax, do treinador Frank de Boer, já havia feito suas três alterações durante os 90 minutos, o técnico belga Michel Preud'homme guardou suas mudanças para o tempo extra, e uma delas se mostrou decisiva. Aos 12 minutos do segundo tempo da prorrogação, Janko, que havia começado na reserva, aproveitou cruzamento de Janssen e fez o gol do título.

Maior campeão da história da Copa, com 18 títulos, o Ajax volta suas forças agora para a disputa do título do Campeonato Holandês, no qual ocupa o segundo lugar, com 70 pontos. O líder é justamente o Twente, que é o atual campeão e lidera a tabela na luta pelo bi, com 71. As duas equipes se enfrentam no próximo domingo, na última rodada da competição.

Novo manto dos Diabos Vermelhos

Por: Julio Marcellino

O Manchester United enfim lançou sua nova camisa para a temporada 2011/12. Com poucas mudanças o novo modelo não chama muita atenção. O destaque vai para a mudança da gola da camisa, que ganhou tiras na cor preta.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Acordando do pesadelo

Por: Julio Marcellino

Após a amarga eliminação na Champions League para o principal rival, o Real Madrid começa a pensar na reformulação do seu elenco para a próxima temporada. Um dos principais nomes da equipe, o treinador José Mourinho, ainda não decidiu se pretende renovar ou não com o clube merengue. A tendência é que ele permaneça no Real.

Caso fique, Mourinho poderá contar com novos jogadores, como o meia turco Nuri Sahin, campeão alemão pelo Borussia e um dos grandes destaques da Bundesliga. Jogador e Real já teriam acertado as bases salariais restando apenas detalhes para a contratação. Para a lateral-esquerda o clube espanhol entrou na briga pelo português Fabio Coêntrão, que também negocia com o Bayer de Munique. Segundo os jornais espanhois, a contratação seria um pedido de Mourinho à diretoria. Para o ataque o Real também entra na disputa com Manchester e Liverpool para contar com Ashley Young, do Aston Villa. O valor da negociação passaria dos € 17 mi.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Milan lança nova camisa

Por: Julio Marcellino

O Milan lançou hoje os novos modelos do uniforme para a temporada 2011/12. Mudanças foram notadas na manga da camisa, que ganhou detalhes em branco. Porém o grande destaque são as listas verticais, que agora estão mais finas em relação ao antigo uniforme. O clube italiano ainda não divulgou a data de estréia do novo uniforme.

sábado, 30 de abril de 2011

Nova camisa do Arsenal 2011/12

Por: Julio Marcellino

A Nike divulgou hoje fotos da nova camisa do Arsenal para a próxima temporada. O novo modelo não apresenta muitas mudanças, o único destaque vai para os detalhes acrescentados em volta do escudo.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Rivalidades em alta no final de semana

Por: Julio Marcellino

Um final de semana daqueles no futebol brasileiro, recheado de clássicos estaduais e muita rivalidade. Decisão no Rio, entre Flamengo e Vasco, decisão no Sul com Grêmio e Inter, decisão em São Paulo com dois clássicos de tirar o fôlego envolvendo os quatro grandes e um Ba-Vi espetacular.

Veja abaixo um raio-x dos jogos:


Vasco e Flamengo, o clássico dos milhões, disputam a final da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. Com os ingressos esgotados, o jogo promete ser digno da rivalidade entre as duas equipes. O rubro-negro leva um ligeiro favoritismo, pois está a 90 minutos da conquista do título, enquanto o Gigante da Colina tenta quebrar um jejum de anos sem levantar uma taça. Luxemburgo não poderá contar com Léo Moura, mas Ronaldinho Gaúcho tem chances de atuar. No Vasco, Ricardo Gomes não apresenta problemas e conta com a volta do lateral Fágner.

Jogos: 312

Vitórias do Vasco: 119 ( 326 gols )

Empates: 88

Vitória do Flamengo: 133 ( 345 gols )

Maior goleada: Vasco 7 x 0 Flamengo ( 1931 )


São Paulo e Santos decidem no Morumbi, uma vaga na final do Paulistão 2011. Repleto de bons jogadores, o San-São promete muito equilibrio e um futebol de primeira linha. A equipe da baixada vai completa para o jogo, com Neymar, Ganso & Cia, já o Tricolor não pode contar ainda com o seu grande reforço Luís Fabiano e sua principal jóia, o meia Lucas, contundido.

Jogos: 280

Vitórias do Santos: 90 ( 401 gols )

Empates: 66

Vitórias do São Paulo: 124 ( 484 gols )

Maior goleada: São Paulo 9 x 1 Santos ( 1944 )


Considerada a maior rivalidade do estado, Palmeiras e Corinthians chegam a semifinal com um aparente clima tranquilo. O jogo será no Pacaembu, "casa do Timão", porém o mando de campo será do Palmeiras, que fez melhor campanha na primeira fase. O Verdão entra com uma leve vantagem por estar com um elenco mais maduro e sólido, e conta com a boa fase de Kléber e Valdívia. Já o Corinthians aposta na pontaria do artilheiro Liedson e a velocidade de Dentinho, para tentar parar a equipe de Felipão.

Jogos: 335

Vitórias do Palmeiras: 120 ( 488 gols )

Empates: 100

Vitórias do Corinthians: 115 ( 449 gols )

Maior goleada: Corinthians 8 x 0 Palmeiras ( 1933 )


Eternos rivais, Grêmio e Inter disputam mais uma vez uma decisão de turno. Caso o tricolor vença, garantirá o Gauchão por antecipação. Mas o Colorado vem empolgado com o grande resultado obtido no Centenário contra o Peñarol, e entra como favorito na final, já que a equipe de Renato Gaúcho vem de uma semana conturbada, com derrota em casa na Libertadores para o U. Católica e a dispensa do meia Carlos Alberto.

Jogos: 384

Vitórias do Grêmio: 121 ( 507 gols )

Empates: 119

Vitórias do Inter: 144 ( 545 gols )

Maior goleada: Grêmio 10 x 0 Internacional ( 1909 )


Até hoje, Bahia e Vitória já decidiram o Campeonato Baiano 27 vezes, com 15 títulos para o tricolor e 12 para o rubro-negro. Neste domingo no Barradão as duas equipes voltam a se confrontar em mais uma decisão. No primeiro jogo deu Vitória, 1 a 0. Sabendo da vantagem, o técnico Renê Simões monta um Bahia diferente, com bastante mudanças em um esquema mais ofensivo para a partida. Do outro lado o experiente técnico Antonio Lopes mantém a mesma equipe e se diz confiante para conquista o título.

Jogos: 440

Vitórias do Vitória: 135 ( 491 gols )

Empates: 129

Vitórias do Bahia: 176 ( 590 gols )

Maior goleada: Bahia 10 x 1 Vitória ( 1939 )