Blogs Favoritos | Soccerlife no Twitter!

terça-feira, 5 de abril de 2011

Recordar é viver: 41 anos da Taça de Prata tricolor

Por: Julio Marcellino

Em 2010 o torcedor do Fluminense celebrou o seu terceiro título brasileiro, e em 2011 pode comemorar também seu quadragésimo primeiro aniversário da conquista do torneio Roberto Gomes Pedrosa, mais conhecido como Taça de Prata, considerado o primeiro título brasileiro do Tricolor das Laranjeiras.

A Taça de Prata foi um torneio nacional disputado entre 1967 e 1970. Em 1967 e 1968 foi disputada paralelamente com a Taça Brasil. O torneio era nada mais nada menos que um Rio-São Paulo ampliado, incluindo agora clubes de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco.

Na edição de 1970, o Fluminense sequer era cotado como favorito ao título. As apostas eram Palmeiras, que já contava com Ademir da Guia e ainda tinha o embrião da chamada "Academia", que seria bi-campeã brasileira em 1972 e 73. O Cruzeiro dos tri-campeões Tostão, Fontana e Piazza. O Santos de Pelé e o forte time do Grêmio, campeão gaúcho de 70.

O Fluminense ficou no Grupo B ao lado de Cruzeiro, Internacional, Flamengo, Corinthians, Santa Cruz, Atlético Paranaense, Ponte Preta e Vasco. O tricolor terminou a primeira fase em segundo lugar em sua chave com 16 jogos disputados. Oito vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Com a campanha, o Flu conseguiu se classificar para a proxima fase que tinha Atlético Mineiro, Cruzeiro e Palmeiras.

Foi no quadrangular final que brilhou a estrela de Mickey, jogador do Fluminense que comemorava os gols fazendo o gesto de paz e amor. Ele marcou o gol da vitória tricolor sobre o Palmeiras por 1 a 0 na primeira partida. No jogo contra o Cruzeiro, o atacante marcou mais um gol dando a vitória para o Fluminense.

Dia 20 de dezembro de 1970, Maracanã. O Fluminense enfrentaria o Atlético Mineiro e precisava de apenas um empate para conquistar a Taça de Prata. Mickey abriu o placar para o Flu após receber cruzamento na área do Atlético e arrematar de cabeça. O Galo empatou aos dois do segundo tempo com Vaguinho. O jogo terminou em 1 a 1 e como o tricolor havia vencido os outros dois adversários do quadrangular (1 a 0 no Palmeiras e 1 a 0 no Cruzeiro) o resultado lhe deu o título da competição.


Fluminense 1 x 1 Atlético-MG

20 de setembro de 1970

Maracanã

Escalação - Fluminense: Félix Oliveira, Galhardo, Assis e Marco Antonio, Denílson e Samarone, Cafuringa, Didi, Mickey e Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário