Por: Julio Marcellino
Para os torcedores napolitanos a histórica virada sobre a Lazio no último domingo não só significou três pontos e a segunda colocação no Calcio, mas sim a oportunidade de poder reviver um pouco da época de ouro do clube.
Uma breve história..
Época que durou de 1986 à 1990, quando a equipe azurra acumulou cinco títulos, entre eles, dois Scudettos, uma Copa da Itália, uma Copa da Uefa e uma Supercopa da Itália. Conquistas que são explicadas através de dois nomes, Careca e Maradona.
Depois das glórias, uma turbulenta crise atingiu o clube com severas cicatrizes. Na temporada 1997/98, o Napoli cairia para a Série B após 33 anos na elite do futebol italiano.
Dois anos depois voltou à Série A. Mas os tempos eram mesmo de crise e o time azzurro foi rebaixado novamente na temporada seguinte. A crise financeira era enorme e, em agosto de 2004, o Napoli faliu.
Em 2005/06, o clube voltou a se chamar Società Sportiva Calcio Napoli, tentando se reerguer e retomar o caminho da Serie A.
Na temporada seguinte, os azzurri conquistaram o tão sonhado acesso à elite do futebol italiano. Sim, o Napoli, um dos times mais populares da Itália estava de volta.
Após campanhas regulares, o clube vem encantando os torcedores na atual temporada, em especial um jogador uruguaio, Edinson Cavani, artilheiro do Calcio e principal nome da belíssima campanha napolitana. Faltando sete rodadas para o fim do campeonato, apenas três pontos separam o Napoli do quarto Scudetto de sua história e uma tão sonhada vaga para a UEFA Champions League.
Nenhum comentário:
Postar um comentário